FLiP – Ferramentas para a Língua Portuguesa

Dúvidas linguísticas

concordância com sujeitos separados por ou
[Concordâncias]

Tenho dúvida sobre a concordância verbal quando há dois sujeitos separados por ou, como na frase a seguir: A mulher casada ou a jovem solteira que transgredisse os ditames patriarcais estavam sujeitas ao confinamento religioso.
H. C. H. , Brasil

A conjunção coordenativa ou pode ter um valor de exclusão dos constituintes frásicos coordenados (ex.: compra uma caneta ou um lápis =apenas um dos dois) ou um valor de inclusão ou concomitância (ex.: liam romances ou banda desenhada =tanto um como outro), sendo que esta diferença semântica muitas vezes se esbate e não é clara.

Quando os elementos coordenados correspondem a um sujeito, em ambos os casos poderá tratar-se de um sujeito composto, que corresponderá a um verbo no plural (ex.: uma caneta ou um lápis não serão caros; romance ou banda desenhada serão interessantes), mas quando a conjunção tiver um valor de exclusão (=apenas um de entre dois ou mais elementos no singular), poderá haver lugar a um singular (ex.: uma caneta ou um lápis não será caro).

Na frase apresentada na questão, a concordância verbal está correcta, pois os dois sintagmas nominais ([a mulher casada] e [a jovem solteira que transgredisse os ditames patriarcais]) constituem o sujeito composto de estavam sujeitas ao confinamento religioso. Se, no entanto, a oração relativa adjectiva (que transgredisse os ditames patriarcais) disser respeito tanto a a mulher casada como a a jovem solteira, então o verbo transgredir deverá estar no plural, pelo mesmo motivo.

Ver também: concordância com tanto... como...

Helena Figueira, 13/12/2005

Notas

  1. As respostas são datadas e escritas segundo a ortografia da norma europeia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990.
  2. A base do dicionário foi alterada a 1 de Abril de 2009, pelo que as referências em dúvidas anteriores a esta data podem não corresponder ao conteúdo actual.
  3. As respostas sobre questões ortográficas são maioritariamente baseadas na norma ortográfica portuguesa de 1945, contendo as respostas mais recentes indicações sobre a ortografia antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990.
  4. A bibliografia utilizada está disponível aqui.